terça-feira, 8 de novembro de 2011

ERGOESPIROMETRIA

Recentemente, fiz o teste de ergoespirometria, ou cardio-pulmonar, para verificar os limiares aeróbicos e anaeróbicos pois, de acordo com a intensidade do treino (de corrida ou de qualquer outra atividade), a glicemia pode subir ou descer durante o exercício ou após o seu término.
Por exemplo, treino longo abaixo do limiar anaeróbico tem como conseqüência a queda do nível de glicose, mas se o esforço cardio-pulmonar ultrapassar o limiar por umm período mais prolongado, vai ocorrer um aumento na glicemia.
Fiquei muito satisfeito com os resultados, principalmente depois de mostrá-los para minha endocrinologista pois ela me informou que os DM1 tem uma dificuldade maior do que as pessoas não diabéticas a manter um condicionamento físico dentro dos parâmetros esperados para a média da população, considerando as mesmas idades e sexo.
No meu caso, o resultado mostrou que eu estava acima dessa média, o que é excelente, em razão desta dificuldade. O melhor de tudo é que me deu os parâmetros corretos para ajustar o monitor cardíaco e a certeza e segurança de que posso continuar...
Aliás, minha médica me autorizou a aumentar a carga do esforço, em razão do bom resultado do exame.
É isso, como eu digo, o DM1 precisa se concientizar de que, com responsabildiade e segurança, pode fazer qualquer coisa...
Um abraço

Bruno
I run on insulin!