terça-feira, 9 de agosto de 2011

Preparação para Meia Maratona

A preparação para a minha primeira meia maratona foi de cerca de 04 meses. É bem verdade que eu já vinha correndo frequentemente, mas sempre distâncias de, no máximo, 10 ou 12km, mas encarar o desafio dos 21km tinha que ser feito com responsabilidade.
Comecei procurando uma médica especialista em bomba de insulina e encontrei uma que, acredito, não poderia ser melhor: endocrinologista com doutorado em diabetes, diabética há mais de 30 anos e usuária de bomba de insulina e lhe falei da minha intenção de correr uma prova mais longa... Minha expectativa era que ela ia dizer: coma isso, beba aquilo, no km tal consuma tal gel etc... Mas o que ela me disse foi: cada organismo se comporta de modo diferente quando submetido a esforços prolongados, como uma meia maratona, você vai ter que analisar como o seu se comporta e, durante os seus treinos, seguindo uma premissa básica: nunca treinar sem se alimentar cerca de 30min antes.
De início, foram modificados os quantitativos de minha insulina basal, o que me ajudou a perder peso e a verificar que a Glucerna que eu estava ingerindo não era o alimento mais adequado antes de uma corrida. Passei a treinar, sempre acompanhado, e, ao final, meu "esquema" de alimentação/reposição de carboidrato ficou no seguinte: uma maçã antes da corrida (para treinos no início da manhã) e um sachê de gel (G.U.)depois dos primeiros 45 minutos e, posteriormente, a cada 30 minutos.
Em relação à bomba de insulina, faço uma diminuição de 50% do basal durante a corrida e, caso o treino demore mais de 50 minutos ou for mais "puxado", aumento para 120% por 02 horas depois.
Isso pelo fato de que, durante a corrida a glicemia tende a baixar e depois, caso tenha havido esforço considerável, a tedência é subir...
Como minha meta era completar a prova, não fiquei preocupado em tempo, nem com ritmo, de forma que conclui a meia maratona - 21,1 km (21 097,5 metros) - em 02h:31min:48seg.
Cumpri, portanto, a minha meta para o ano de 2011 em relação à corrida: terminar uma prova de meia maratona! Que venham outras.
Um abraço.
BRUNO - I run on insulin.

Nenhum comentário: