quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alimentação antes dos treinos

Uma das coisas que eu alterei na minha rotina de treinos, de uns tempos pra cá e me trouxe um resultado muito bom foi a questão da alimentação. Eu estava usando um carboidrato de absorção lenta (Glucerna SR) e achava que estava dando certo, mas a verdade é que as doses de insulina basal que estavam programadas na bomba de insulina estavam muito altas e isso fazia com que eu achasse que a corrida estava "queimando" esses carboidratos... ledo engano!
Fazendo a correção dos valores de insulina basal (diminuiram consideravelmente), eu pude perceber que para o diabético a corrida altera de duas formas a glicemia: durante o exercício, se a intensidade for baixa ou moderada, a glicemia desce, se a intensidade for alta a glicemia sobe (mas não muito). Depois da corrida - por mais incrível que pareça - a glicemia sobe (não imediatamente, mas após algum tempo).
Portanto, aquele carboidrato de ação lenta que eu consumia ia ser liberado no final da corrida e, juntamente com o aumento natural da glicemia após o esforço prolongado (depois de 45 minutos de corrida), os níveis de glicose subiam muito...
Por orientação da minha endocrinologista, passei a fazer duas alterações nos basais da bomba de insulina: durante a corrida: 50% da dose de basal e depois da corrida 120%. 
Em matéria de alimentação, uma fruta com casca: maçã, pêra, etc e se houver necessidade de correção, utilizo apenas 50% da insulina necessária, deixando, sempre, a glicemia em torno de 140mmg/dll.
Um dos meus treinos, para a Meia Maratona, de 18km eu saí com glicemia de 145mmg/dll e depois de 02 horas de corrida, estava em 117mmg/dll... Na chegada, um gatorade para repor os sais e ajudar a subir um pouco a glicemia e ajuste da bomba para 120%... 02 horas depois, a glicemia estava em 90mmg/dll, no pré-prandial do almoço... Controle é TUDO! 

2 comentários:

Anônimo disse...

E aí Bruno, bom post. estou aprendendo por aqui. Valeu

Abraços, bons treinos

eu corro meias maratonas p 1h38,1h37 e to na maior dúvida do que tomar durante a prova. Acho q vou arriscar esse carboidrato de absorçao lenta. (como disse na minha apresentaçao, sou pré-diabético (variando de 94 a 113 a glicemia

Abraços

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com

Bruno Lacerda disse...

Rodrigo, com o tempo eu verifiquei que o carboidrato de absorção lenta, tinha a absorção "lenta demais" e terminava elevando muito minha glicemia depois das provas. Corrigi isso ingerindo uma fruta antes da corrida e baixando o basal da bomba de insulina durante a corrida e voltando a elevá-lo por 02 horas depois da prova. Deu certo.
Na verdade, aprendi que temos que testar as opções e, acima de tudo, conhecer o nosso corpo e seu metabolismo.
Um abraço e obrigado pelo comentário.